10 March, 2006

Prisioneiros da Esperança (continuação)

"Não lhe disse que, se creres, verás a Glória de Deus?" - João 11:40.
Sobre a Fé, repeti por muito tempo o que me ensinaram. Seria pois condição a certos acontecimentos e, na passagem acima, eu só conseguiria ver a Glória de Deus a partir do momento em que eu tivesse fé suficiente para isso.
Hoje, e diferente disso, penso que Fé é mais do que condição, é instrumento.

João, no capítulo 11, descreve a ressurreição de Lázaro. Cristo, ao saber da doença de seu amigo, permaneceu tranqüilo e afirmou que aquela enfermidade não seria para a morte, mas para a Glória do filho de Deus, Ele mesmo (11:4). Qual foi esta atitude senão loucura para os que o ouviam? A loucura do Filho de Deus que, sabendo intervir nos acontecimentos, mudou a lógica da razão através da mão invisível da Fé.

Cristo tornou confusão todas as coisas sábias e fortes deste mundo (a morte é uma delas) para que sejam envergonhadas pelas loucas e fracas (I Co 1:27) - Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens (I Co 1:25) - nos deixando o exemplo de que a Fé nos é o instrumento determinante no que vivemos como cristãos, muito além do que entendemos ou vemos no mundo pelo que nos é apresentado como real.

Desta maneira, não devemos aceitar a prisão da realidade e, ao contrário disso, pelo cumprimento de nossa missão neste mundo, precisamos transformar o conhecimento do mundo em confusão e vergonha diante da Glória de Deus. Jamais a razão humana poderá ser prisão para a missão de envergonhar as coisas sábias e fortes através de nossas loucuras e fraquezas em Cristo, sendo a Fé o instrumento que, em Deus, daremos cumprimento ao proposto.

No texto, quando Cristo chamou Lázaro para fora da morte, primeiramente agradeceu a Deus, e tinha plena consciência de que tudo aquilo seria para Glorificação de Deus. Jesus ainda demonstrou a amizade entre Ele e o Pai, que sempre o ouve. Logo depois apenas concretizou a Fé neste mundo e chamou a Lázaro - nem consigo imaginar a confusão na cabeça daquela gente, tanto foi que os fariseus se assustaram que resolveram matar Jesus.

Como conclusão, deixo que o Glória de Deus está perto de ti, basta usar da Fé para vê-la e também mostra-la a todos a sua volta – quando entendermos isso, todos verão esta Maravilhosa Glória, mesmo os que não têm Fé.



_________________________________________________
*Muitas lições podem ser tiradas da passagem acima, mas eu ainda gostaria de falar sobre a lição de Maria, irmã de Lázaro.
Com a experiência que ela teve, fora levada a viver a plenitude da Adoração que só existe mediante a ação da Fé – primeiro ela viu a Fé, depois Adorou a Jesus lavando-lhe os pés com o melhor perfume que dispunha – João 12.

Percebendo isso, saberemos que realmente dançamos com anjos, que diariamente podemos falar com o Espírito de Deus como o amigo mais íntimo, que cantamos louvores ao próprio Deus, diante dEle; e podemos mudar montanhas de lugar, abrir mares e aprender a ver a Glória de Deus mais facilmente que a este mundo “concreto” – porque isso tudo é mais verdade do que podemos compreender.

4 comments:

Marlene Maravilha said...

Ah querido irmão, como falou comigo este texto hoje!!!
Sim, estes versículos tem muito a ver com o meu testemunho e fazem parte da minha vida desde a minha cura. Tive a certeza dela quando o Senhor usou a sua Palavra em Jo 11.4 para falar comigo e eu cri, porisso vi a glória de Deus. Tenho um pedaço do meu testemunho no blog, quando tiveres um tempo aparece lá. Fé é algo tremendo! Vi os médicos que me trataram se dobrarem diante do nosso Deus pq Jesus honrou a minha fé! Teria muitas coisas pra comentar sobre isso!!
Um abraço grande e que Deus te abençoe! Atos 20.24

Paula said...

Olá meu irmão! Gostei muito do teu texto e é isso mesmo: Fé... a fé leva-nos a ver muita coisas, entre uma delas a Glória de Deus!

Deus te abençoe!

Vilma said...

Excelente texto Caio! :)

Caio Kaiel said...

Que Alegria em ver os comentários de vocês...meus amigos portuguêses - Amo Portugal por culpa de vcs!!! Deus lhes abençoe grandiosamente, nos batizando com mais Fé.

Abraços...