22 March, 2006

“Macte nova virtus, puer; sic itur ad astra”: Ânimo! generosa criança, só assim alcançarás os astros”.*

Gideão malhava o trigo no lagar – Juizes 6:11.
Lagar é o local aonde era preparada a uva para o vinho, sendo a eira o local devido è preparação do trigo, local este que deveria ser bem ventilado para separar as sementes das folhas.
É evidente que o trabalho de Gideão no lagar não seguia a lógica funcional, mas uma necessidade – a eira seria muito visível, e os inimigos Midianitas e Amalequitas o veriam e lhe roubariam o trigo, como já faziam há muitos anos.
Mesmo sendo mais difícil e trabalhoso, ele não desistiu da obra e continuou a tarefa de sustentar sua família.
Foi nesta força que Gideão venceu – ele jamais desistiu do que era preciso ser feito, apesar de toda a dificuldade – Juízes 6:14.

No exemplo de Gideão eu vejo princípios que se mostram como necessidades elementares a qualquer pessoa. São fundamentos que estão distantes dos dicionários há muito tempo, entre eles: esforço (que necessariamente precisa acompanhar a determinação), ideal (como algo superior a objetivo de vida), os objetivos devem ser maiores do que um desejo pessoal (visão corporativa) e fidelidade a valores (coisa já esmagada diante de toda a retórica relativista e diversificadora dos nossos dias).

Para ilustrar ainda mais a questão, decidi apresentar algumas citações do Major Marcos Pontes (primeiro astronauta brasileiro) e, analisando a história deste homem, claramente vejo serem repetidos os mesmos princípios que levaram Gideão a libertar seu povo da opressão dos inimigos – já que é tudo questão de princípios, que aprendamos com eles e os apliquemos em nossas vidas, os resultados, Deus garante, serão os mesmos.

Revista Aerovisão n.º 214 – out/nov/dez de 2005

“Vejo esse evento do vôo como algo de grande importância para o país e me sinto feliz por ter sido escolhido e ter as condições e a responsabilidade de executá-lo. Mas eu sou apenas um instrumento. A missão e o país é que são importantes. Eu continuarei a ser o que eu sempre fui: brasileiro, bauruense, filho de Virgílio e Zuleika Navarro Pontes.”

Como eu gostaria de que esta consciência de individualidade e corporativismo, sem desequilíbrios coletivistas, fosse exaltada não só nas igrejas, mas em toda a sociedade brasileira. O exemplo está sendo dado...

“Filho de funcionários públicos, ficava sob a guarda da irmã mais velha para que os pais pudessem trabalhar. Foi aluno de escola pública, fez curso técnico na extinta Rede Ferroviária Federal/Senai e, com o salário de eletricista, terminou o curso de eletrônica”. “Estudar dentro de uma locomotiva durante um teste de motor era uma freqüente e ruidosa opção”.
“Tanto fez, que virou piloto de caça, graças a professores que o ajudaram a superar a falta de dinheiro para pagar um curso preparatório para a AFA (Academia da Força Aérea) em Pirassununga-SP. Na FAB, fez engenharia no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), tornou-se piloto de provas. Em 1996 fez mestrado em Engenharia de Sistemas, no Naval Postgraduate School, na Califórnia (EUA), passo que antecedeu o treinamento de astronauta na NASA, em 1998, em Houston, no Texas”.

Nas citações acima, consegui compreender que muitos princípios pelos quais vivemos estão incompletos. Entre outras coisas, todos somos esforçados, poucos são os esforçados e determinados, algumas pessoas possuem objetivos de vida bem claros, poucas têm ideais com frutos à sociedade e, acima de tudo, a fidelidade aos valores está corrompida pelas exigências de uma sociedade destituída de princípios.
Contudo, diante de toda a corrupção dos nossos dias, vejo que aqueles que se dispõe a serem pessoas baseadas em princípios bíblicos terão suas vitórias pessoais como testemunho do poder de Deus aos homens – muitos já demonstraram isso, de Gideão ao Major Marcos Pontes, a coragem tem sido a maior evidência da fé.

____________________________
Ano passado eu tive a oportunidade de passar alguns momentos com o Major Marcos Pontes e fiquei imensamente honrado em trocar algumas palavras de encorajamento mútuo. Sou testemunha do homem de fé que este homem é.

Agradeço a Deus por ter visto uma luz na escuridão cultural e social pela qual passa este país, além da total falta de fé. Isso aumenta a minha esperança em ver o Brasil como deveria ser – apesar de toda força contrária, que cala o verdadeiro tamanho desta nação – vejo o Brasil maior do que ele se vê, mas muitos não querem que saibamos disso e nos entretém com baboseiras de filosofias falsas e políticas mentirosas.

* “Macte nova virtus, puer; sic itur ad astra”: - Ânimo! generosa criança, só assim alcançarás os astros” (frase extraída do verso 641 IX do poema “Eneida” de Virgílio) – é inspiração ao poeta latino Publius Papinius Statius, que modificando-a escreve “Tobaiada”, de onde foi retirado o lema da Academia da Força Aérea Brasileira – “MACTE ANIMO! GENEROSE PUER, SIC ITUR AD ASTRA” - Coragem jovem! É assim que se sobe aos céus.

8 comments:

Anonymous said...

Ficou ótimo...
Estive contigo na jornada para que se concluísse este texto, o melhor disso é ver que não é apenas um texto e sim uma fonte de edificação...
Glória a Deus pela sua vida, sua inteligência e seu dom Caio...
No mais... Coragem, fé e persistência - ideais, objetivos... Mais um motivo para ser tratada...
Bjo!!!

Edson Camargo said...

Great post! Como não lembrar do adágio bíblico "esforça-te, e Eu te ajudarei"?

Abraço, pescador-poeta-astronauta!!!

... said...

Que seja por email então...
rodrigodevasconcelos@hotmail.com
Se tu tiver tempo kkkkkk

... said...

Repito, é sempre bom vir aqui e respirar poesia e vida cristã.
Obrigado Kaiel...

Anonymous said...

Ótimo post, hein Caio? Por que você não escreve um livro com todo o seu Blog? Imagine: Cartas sobre a Bíblia. Por Caio Kaiel. Pense nisso!

Caio Kaiel said...

Olá pessoal,

Ju Api - bom que vc gostou, mas vc sabe que a explicação é bem menor do que o que Deus tem feito em profundidade... todos estamos crescendo e aprendendo.

Jean - legal ver seu comentário. É interessante vc me chamar de pescador, pois vc, como meu líder na igreja, foi um pescador que me fisgou para Cristo. Obrigado digo eu.

Eliot - já falamos sobre o post pessoalmente, mas suas complementações são valiosas.

Rodrigão - vou mandar e-mail sim, aguarde.

Michel KAIEL - MEU IRMÃO! - cara, terei meu livro sim, não sei se deste blog, mas tenho tentado aprender como deixar o livro existir treinando aqui. Amo vc BROTHER!

Vítor Mácula said...

Caro Pescador.

;)!


PS: Não sei se conheces Blaise Cendrars, escritor suíço (no caso deste lírico viajante de além mundos, nacionalizá-lo soa um pouco estranho... :) da primeira metade do séc. XX, e curiosa e coincidentemente grande amante das terras brasileiras... Bem, ele tem um livro, “O preenchimento do céu” (“Le lotissement du ciel”) em que tem um capítulo maravilhoso acerca de S. Cupertino, patrono da aviação... Um dos eixos do livro é precisamente essa analogia entre o céu visível e a espiritualidade cristã...

PS 2: Cara, se o teu livro sair, não te esqueças que a malta portuguesa também o quererá ler! :)

Abração!

Caio Kaiel said...

Puxa Vitor, tocou-me teu fraterno interesse por meu futuro livro... e aguarde, o terei e o levarei pessoalmente a vcs aí em Portugal.

Obrigado pela indicação no PS1 - agora mesmo irei procurar este livro.

Deus te abençoe meu Irmão.