22 February, 2006

Prisioneiros da Esperança



Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje anuncio que te recompensarei em dobro. Zacarias 9:12

O prisioneiro tem sobre si a privação da liberdade. É como a âncora do navio, que o fixa no mesmo lugar, impedindo-o de se movimentar. É para isso que a Palavra do Senhor te chama hoje, a ser prisioneiro de sua Esperança e com as próprias mãos amarrar esta âncora aos pés.

Como conseqüência de uma Fé inabalável, procure expressar a confiança paga a qualquer custo. Digo isso porque os guias do caminho são os princípios inabaláveis, perfeitos e repletos de promessas.

Observe:
Li em Gn 12:1, quando Deus chamou Abrão 1) para sair da terra dele, 2) sair de sua parentela e 3) sair da casa de seu pai – três ordens que levaram Abrão a abandonar, em outras palavras, sustento, títulos e heranças. No entanto, para cada uma das privações de Abrão, Deus retribuiu além do que ele esperava, fazendo dele 1) uma grande nação, 2) alguém abençoado e 3) engrandecido - “engrandecerei o teu nome” (“em ti serão benditas todas as nações da terra”).
Rm 4: 17 – 25 diz:
“Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós.(como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência; e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer.
Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça.
Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado; mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.”


Isso me lembra que realmente nem todos recebemos o que merecemos, mas sempre recebemos conforme a nossa Fé. Digo-vos portanto, não é apenas a lei de mercado que vai dizer qual será seu futuro profissional, tampouco a lei da natureza que definirá seu par matrimonial. Mas pela graça de Deus, mediante vossa Fé em Seu poder, assim, o céu será pequeno para seus sonhos – Você tem Promessas de Deus? Não desista delas, aconteça o que acontecer, demore o que demorar.

Assim, Fé é cega ao momento atual - com diz em II Co 4:18: “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas” (ou como C.S. Lewis disse: “tudo o que não é eterno é eternamente inútil”) – o hoje pode até ser desanimador, mas não deixe determinar o futuro neste momento, que é bem menor que o todo da história ainda para acontecer – acredite, você está sendo preparado a ter o tamanho do teu sonho – por isso, não desista.

Mt 9: 27 – 30 “Credes que eu posso fazer isto? Responderam-lhe eles: Sim, Senhor. Então lhes tocou os olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé”.

12 comments:

Caio Kaiel said...

"Você está sendo preparado para ter o tamanho do teu sonho" - Pio Carvalho.

Vilma said...

Lindo! Fé é trazer à existência o que os nosso olhos "ainda" não vêm! Deus te abençoe meu irmão!

Gustavo Nagel said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Gustavo Nagel said...

Kaiel,

cheguei até aqui via Guinomai. Retornarei outras vezes.

Já havia lido seu texto "O lado Direito da rua", sobre sua mudança de igreja. Espero que as coisas estejam bem.

Bela reflexão.

Abraços.

Anonymous said...

Aleluia!!!!
O negócio é olhar para a promessa e não para a experiência... Palavras do Senhor, pelo Pio...
Amém Caio!
Seu post foi um novo fôlego pra minha vida...
É muito bom saber que o melhor ainda está por vir!!! E que depende da minha vida... EU QUERO ME EMBRIAGAR!!!
Amo tu, tatu!

Teorema Editora said...

Muito bom. Confesso que tenho alguns problemas com a minha âncora, então repouso confiando que "Aquele que começou a boa obra há de terminar". Esse versículo me desperta, pois ao confiar que Ele há de me conduzir, vislumbro a primogênita fé na mão de Deus.

Teorema Editora said...

Essa de lado direito da rua foi excelente. A calçada direita ou esquerda foi construída por mãos humanas, por isso mantenhamos nossos olhos no destino: Jesus. Se o seu relacionamento com o Senhor é melhor onde você está, alegre-se. Deus te abençoe.

Anonymous said...

Ei, pescador. o/

Faz tanto, tanto tempo que eu não venho aqui e ainda preciso ler todos os milhares de textos.

Lembrando da promessa tão tão linda que Deus fez:" Olha pro céu e conta as estrelas se é que o podes contar..."

E eu continuo com a afirmação de sempre:

Obrigada!

Caio Kaiel said...

Obrigado a todos!!!

Vilma...Fé é tudo, e ainda não a compreendemos profundamente.

Olá Nagel...tbém pelo Guinomai conheci seu blog, mas ainda não comentei nada - obrigado pela preocupação... estou surpreso pelo quanto estou bem - aprendi que devemos cuidar da nossa salvação, zelar pelo nosso crescimento - peca quem não dá estes valores e se entrega a qualquer vento de doutrina.

JORZOR - no thanks!

Ju APi - somos dois bobos neste novo lado da rua...obrigado pela tua amizade minha mais do que irmã! Deus já está te abençoando, e ainda tem mais.

Samuel Rezende - como é prazeroso ver um comentário seu - te admiro Querido! Sobre a âncora...é o segredo do crescimento na Fé, não é mesmo? Sobre o outro lado da rua...estou firme no destino, e estou maravilhado com a Fidelidade de Deus. Glórias a Deus!

Rafaele - tbém agradeço pela sua amizade e atenção... Deus tem grandes coisas para vc!

Jorge Oliveira said...

Segundo a Graça de Deus pela nossa fé. Gostei!

Marlene Maravilha said...

Há um tempo determinado para todo propósito debaixo dos céus!
Que lindo o agir de Deus nas nossas vidas! Graça e Fé!
Graça e atitude!
abraços

Vítor Mácula said...

Caro Pescador.

Escravo do que o liberta.
Cego ao que o aprisiona.
Estar neste mundo sem a este pertencer - eis o horizonte cristão ;)

O receber consoante a fé - é um dos maiores mistérios da Revelação. Até porque, para além da não muito pacífica relação entre fé e justiça (a seu o que é devido - pois, os trabalhadores da vinha...), quem sabe afinal a fé que o habita.

Posto que "tudo o que não é eterno é eternamente inútil, e que não temos acesso directo ao ponto de vista da eternidade - só Ele mesmo nos pode guiar.

Cresçamos na fé, portanto, e obremos na obscura luz - não há outra via.

Abraço abraço.