13 May, 2009

DIREÇÃO DE DEUS - PRINCÍPIOS REVELADOS PELA LEI COMO EXPRESSÃO DA VONTADE DE DEUS

Aos que procuram orientação em momentos decisivos, a prudência é a melhor das escolhas – Provérbios 9:10 a compara ao temor do Senhor, como a própria essência do conhecimento do Santo. E, falando de escolhas, vale observar que são elas que traduzem a profundidade da essência humana; não a Deus (Ele já a conhece), mas aos homens; que, por sua natureza adâmica, manifesta-se na ocultação de Deus e das próprias responsabilidades, expondo a leviandade com que as escolhas normalmente são feitas.

Então, como dirigir escolhas cautelosas? De início, a direção de Deus jamais se contrapõe à Sua vontade, sendo a expressão do Seu desígnio e, analisando de uma maneira prática, são os princípios contidos na Bíblia que indicam a atitude correta, é para isso que serve a Palavra de Deus. Ainda se deve atentar ao fato de que a vontade de Deus pode ser relacionada à representação das ordens de Deus (da sua Lei, não como julgo, mas a Lei como baliza da liberdade), é o que podemos ver em Salmo 40:8.

Assim, a Lei de Deus conduz ao entendimento de Sua boa, perfeita e agradável vontade (Romanos 12:2) destinada para aqueles que, inconformados com este mundo, optaram pela transformação em Cristo, cujo corpo é apresentado como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, ou seja, aos que deliberadamente sujeitam-se aos desígnios divinos e que, como a Palavra diz, jamais serão desapontados. Esta é a direção de Deus para nossas escolhas - a confiança e a obediência da sua Lei, posto ser ela a representação da Sua vontade.

Conclui-se que a Lei revela princípios que existem como rochas seguras para nossos passos, são estes princípios que devem dirigir nossas escolhas e esta observação consciente é o culto racional que dirigirá todas as escolhas e, ao contrário do que muitos pensam, não há qualquer mistério na procura da vontade de Deus, e obter sua direção é, na verdade, um exercício de estudo da Palavra e conhecimento da Lei de Deus.

2 comments:

Fá menor said...

A Palavra de Deus é uma Luz a guiar o nosso caminho!


(Obrigada pela visita.)

Bjs

Rodrigo Santos said...

Um dia escreverei como o senhor Kaiel. Excelente texto cara.

Um conceito interessante que observei é o da lei como balisa da libertade. Homens de seus escreveram boa parte das cartas do nov textamente com base nisso!
Abraço grande !