28 April, 2006

A Natureza do amor Humano

Se te despedem os amigos, não liga, são folhas.
Não são derrubadas pelas árvores,
caem sozinhas de nossos outonos, é natural.
Por amadurecidas, prontas para morrer - secas.
Antes, vê o que nasce em novos verões,
das folhas que ainda existirão.
E sim, ame o outono.
Saibas que verás não meras folhas caindo,
mas a beleza do tronco sozinho, não triste, apenas sincero e perene.

E se te calam os amigos, contempla, são belas estrelas.
Contudo, jamais te esqueças de que elas são pequenas luzes num imenso céu.
Escuro e infinito,
e se assim não o fosse, não veríamos estrelas.
Pense que todas as estrelas se apagarão um dia,
mas o céu estará lá, é o que importa.
Continue amando a noite, mas não pares nas estrelas,
veja o céu que as segura, e as estrelas que hoje não vês.

E se acaso existem amigos,
mesmo na aparente palidez do outono,
ou na solitária escuridão de uma noite,
não os ame apenas porque eles assim escolheram.
Jamais ame um merecimento ou algum feito honroso,
ame pela propriedade insana daqueles que gostam de amar alguém.

Caio Kaiel

8 comments:

Vilma said...

Sim... amar por gostar de amar! :)
Gostei muito Caio!
DTA

Edson Camargo said...

Grande guri...

"Jamais ame um merecimento ou algum feito honroso,
ame pela propriedade insana daqueles que gostam de amar alguém."

BRAVO!

Abração!

Caio Kaiel said...

É...

Que ninguém me espere fazer merecer o amor, senão estou lascado.

Que eu aprenda a contar os amigos pela vontade deles em me aguentar, independente do que eu seja... aí enfim terei amigos verdadeiros.

E que eu aprenda a amar meus próximos não por algo em específico... só por amar.

Amor é de graça.

Marlene Maravilha said...

Se eu não tiver amor, nada serei.
Lindo. Gostei muito.
Abraços e que Deus te abençoe!

Marlene Maravilha said...

Eu ia comentar novamente este post meu irmão. Mas vi que já o fiz.
Entretanto, gostaria de te abençoar com o amor de Cristo desde agora e para sempre.
Um grande abraço.

Caio Kaiel said...

Obrigado Marlene... Eu recebo a Bênção de Deus! Estou precisando mesmo.

Quero postar, vamos ver se consigo hoje mesmo...

JMena said...

Estou escrevendo a nova edição do Folhetim Religare, em uma seção estou falando sobre, então fiz uma busca no google achei v. vou incluir um link no endereço http://www.sitiodoguara.com.br/religare.htm , espero que não se importe, e o desde já obrigado.

Anonymous said...

Caio,
Eu sou um ser insano. Acabei de me descobrir, ao ler seu excelente poema. Agora sei que sou portador de um transtorno denominado por você como "propriedade insana daqueles que gostam de amar alguém" (A Natureza do Amor Humano, em 28Abr06). Tento reunir forças para tentar curar-me ou reduzir as consequências e/ou desdobramentos dessa minha patologia, mas infelizmente não tenho conseguido resultados positivos. Que tolo que eu sou: imaginar que, próximo de completar 60 anos de idade, conseguiria deixar de amar, de me apaixonar. Meu coração parece frágil, mas insiste em agir com a energia e o ímpeto próprio de um adolescente. Porque a natureza não me presenteou com um coração de mármore? (Desculpe o desabafo!) Ah... obrigado pela postagem de seu ótimo trabalho.
(Afonso de Carvalho, Belo Horizonte/MG)