14 October, 2005

O sentido da Quietude



É da essência do homem BUSCAR a resposta, por sua vez, é da essência de Deus SER a resposta.
Eis o conflito da alma: BUSCAR é pergunta, gera movimento, existe na inquietude, é estar, ser constante mudança.
Por outro lado, o SER, como resposta, exprime solução, é imutável, se basta como algo que já é.

O problema, então, não é saber as respostas, pois elas estão claras e postas a nossa frente, por um Deus que não se deixa parecer obscuro - o problema é SER a resposta, no sentido de vivê-la.
__________________________

O mundo procura respostas. Nós procuramos respostas. E continuamente lutamos na ansiedade gerada por nossa natureza humana inconstante e viciada em BUSCAR “algo”. Contudo, quando olhamos para dentro de nós mesmos, conseguimos ver que ainda corremos na direção do que já temos, seja nas mãos, seja nas Palavras de Deus. Se ainda faltam respostas, procure sim, corra com o desespero e ansiedade a que temos direito exatamente por sermos humanos – para muito ainda corro, mas o desejo hoje é pelo viver as respostas, e não apenas O busca-las.

4 comments:

Vítor Mácula said...

Excelente e sumária descrição da tensão existencial cristã!

É sobretudo na acção que se desvela o sentido de Deus e da Revelação – a sua obscuridade reside na estranheza Dele ao nosso entendimento, representabilidade, sensibilidade etc, estranheza essa aliada “paradoxalmente” ao reconhecimento que Dele se nos dá Ele Próprio no coração da vida.

(Bem, quando se tenta falar Dele, as frases ficam mesmo estranhas…)

Um abraço.

Vítor Mácula said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Vilma said...

De certa forma deixei de buscar respostas e é por isso mesmo: porque Deus é! Nele se fundem todas as respostas, todas as buscas...
Obrigada pelo artigo!

Paula said...

E as respostas para as perguntas podemos encontrar n'Ele!