23 July, 2004

As Bodas de Caná

João 2: 6 “Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas2:7 Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram- nas até em cima. 2:8 Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram.2:9 Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo 2:10 e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho”.

Acontecia uma comemoração naquele lugar, posso ver pessoas brindando e se alegrando com o ocorrido e não consigo imaginar uma comemoração especial como aquela sem um bom vinho e, naquelas bodas, ele havia acabado ainda durante a festa. Surpreendentemente Jesus dá mais vinho a comemoração, provavelmente mais de 500 litros de altíssima qualidade. No entanto, a prova do milagre é bem maior do que a simples transformação da substância.
Jesus ordena que vasos (talhas) fossem cheios de água. Aquelas vasilhas eram objetos cujo objetivo era a purificação, eram objetos especiais de utilização sacra. Jesus poderia ter pedido as vasilhas que já haviam servido o vinho que acabara, Ele estaria renovando por completo todo o vinho da festa, mas Ele pediu as talhas. Ordenou que as talhas fossem cheias de água. Acredito que Jesus poderia ter feito o simples Milagre de aparecer vinho naquelas vasilhas, mas Ele mandou que as pessoas ali enchessem as talhas de água, como normalmente usado para a purificação. Em seguida transformou aquele conteúdo em vinho e mandou ao responsável por servi-lo.
Observando, percebemos que Jesus utiliza objetos santos naquele milagre. Com certeza Ele não tinha a intenção de profanar o objeto de santificação, nem sequer pensava em produzir vinho com objetivos mundanos (bebedice) naquela festa. Ele transformou água de santificação em prazer e deleite, sem profanar sua transformação. Não creio que dEle tivesse saído algo ruim em desrespeito ao Santo, e com frutos malignos. Ou seja, a obra foi perfeita e bem mais profunda do que podemos apenas ler na passagem. Nesta oportunidade Deus mostra o desejo dEle pelo nosso crescimento espiritual sim, mas sem esquecer do prazer santo em nossas vidas. Sim, pelo despertar santo de viver em prazer de vida, na excelência da vida cristã.
Contudo, isso acontece quando recusamos o “nosso” vinho, ou quando ele acaba (às vezes no meio da festa), importa sim recusar ou deixar que ele se esgote. O primeiro vinho servido foi o vinho da vontade na comemoração, o vinho da paixão. Com certeza era o melhor vinho que eles tinham, mas este vinho acabou naquele momento. Quantas vezes estamos “felizes” por algo que acontece em nossas vidas e em dado momento o “vinho acaba”, Deus fala que se o vinho acabou é porque não vinha de Suas mãos, nada exatamente maligno, apenas que aquilo que você vivia não tinha origem em Deus e sim no seu projeto individual de “felicidade”. Quando o vinho acaba é o momento ideal de pedir a Deus Sua intervenção. Deus, meu vinho acabou! Neste momento Deus irá tirar de você todo resquício ainda daquele vinho e te dar um vinho novo, purificando suas intenções e sua alma. E quando nada mais de você estiver no vaso Ele se encarregará de fazer a obra perfeita.
Em primeiro lugar, Jesus ordena hoje que sua talha seja cheia de água para purificação – POR VOCÊ. Ele exige que você se encha da água de purificação e se santifique, que rejeite o vinho que você está bebendo hoje e pegue água. Isso exige obediência irrestrita, afinal, ninguém preferirá beber água para o brinde.
Como prova do Amor dEle pela sua FELICIDADE e pelo seu PRAZER nesta vida, Ele transformará a água da santificação em vinho excelente, prazeroso, que não deixa de ser santo. Perceba que o novo vinho tem origem no milagre de Deus em sua vida, como fruto de santificação e obediência. Saiba ainda que este novo vinho será muito superior ao vinho que você achava ser bom e que acabou, pois a obra de Deus é Maravilhosamente agradável.Então, seja qual for o vinho que você bebia, rejeite-o, se ainda não acabou, jogue-o fora. Hoje Deus quer dar vinho melhor. Pegue água e com ela se santifique, obedeça a voz dEle como direção e não duvide, esta água de purificação, a seu tempo, será transformada em vinho perfeito, o melhor sequer imaginável, mas que o próprio Deus garante para você hoje, o melhor que você já provou.

3 comments:

Caio Kaiel said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Caio Kaiel said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Caio Kaiel said...
This comment has been removed by a blog administrator.